Programe para Android e iOS com um único fonte

Tempo de leitura: 2 minutos

Todos nós sabemos que hoje ter um aplicativo é fundamental para qualquer negócio e se uma empresa decide lançar uma aplicativo, seja ela de qual nicho for, esse aplicativo deve ter suporte ao Android e iOS que são as duas plataformas que dominam o mercado nacional. Em minhas palestras eu já me atrevo a dizer que mobile é passado, o presente agora é IoT, mas isso é assunto para outro post.

Nós, desenvolvedores de sistemas, não temos que nos preocupar em lançar o nosso aplicativo, nosso foco é outro, é desenvolver aplicativos para essas empresas que querem se posicionar melhor no mercado e oferecer a seus clientes algo diferente, algo que ajude-a a entender seus clientes e com isso alavancar suas vendas oferecendo a eles aquilo que eles precisam e na hora em que precisam. Porém existem alguns pontos que devemos atentar: terei que aprender uma linguagem nova, alias duas já que Android e iOS são plataformas diferentes? Como empresário, qual seria o custo para manter duas equipes distintas na minha empresa para atender a essa demanda?

Pensando em questões como essas muitos desenvolvedores e empresários passaram a considerar o uso de ferramentas cross-plataform para otimizar o esforço de suas equipes e reduzir custos. Essas ferramentas prometem gerar aplicativos para Android e iOS com um único código fonte mas nem todas geram aplicativos nativos, algumas geram na verdade aplicativos Web Based, um HTML5 com Javascript “empacotado” ou algo do tipo. Outras requerem que o usuário desenhe a interface quase que de forma artesanal com arquivos XML, enfim, eu nem me aprofundei muito nas soluções que encontrei pois eu tenho uma filosofia: no computação o sistema é binário (0 ou 1) pois tudo na computação é simples, então se uma ferramenta me obriga a sair dessa simplicidade então eu já nem me interesso muito.

Neste ponto o Firemonkey deixa todas as outras soluções para trás. Você não sabe o que é o Firemonkey? É a framework da Embarcadero para desenvolvimento multiplataforma onde com uma mesma IDE eu posso escolher entre duas linguagens e gerar aplicações para 6 plataformas diferentes, sem traumas, sem esforço e com uma curva de aprendizado mínima. Bem, eu poderia ficar aqui “falando” por horas, mas para ter uma ideia do que o Firemonkey é capaz dá uma olhadinha aqui neste vídeo.

Programe para Android e iOS com Firemonkey

Você pode se especializar na framework Firemonkey agora mesmo, acesse nosso curso e aproveite a condição especial para nossa próxima turma. Mas corra que as vagas são limitadas e as turmas abrem apenas 4 vezes ao ano.

Abraços e até a próxima!

  • Everton Almeida

    Bom dia,

    Como posso automatizar testes para app android feito com o firemonkey?

    Att,

    • Bem, independente de ser FMX ou não, Delphi ou não, há ferramenta no mercado que automatizam testes.
      MAs tem que entender que tipo de testes quer automatizar

      Para testes unitários em Delphi tem o DUnitX e para testes mais completos tem o Test Complete.

      • Everton Almeida

        Atualmente trabalho com o Test Complete para um sistema desktop, porém minha empresa está iniciando na criação de alguns aplicativos que estão sendo desenvolvidos em Firemonkey. O Test Complete possui uma versão para teste automatizado de sistema Android, porém ele não reconhece o Firemonkey. Procurei na internet e me recomendaram utilizar Appium, que reconhece aplicativos Híbridos, mas ele também nao reconhece o desenvolvimento de Firemonkey, tentei com o UIAutomatorViewer e com o Inspector do GoogleChrome, mas sem sucesso. Por isso gostaria de saber qual ferramenta utilizar ?

        • Hum. de fato não usei ainda essas ferramentas para FMX. Bem, porque não implanta um processo de caixa preta.