Por que ter uma metodologia é importante

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Muitas empresas, não adotam nenhum tipo de metodologia/framework padrão de mercado, tais como PMBOK (Boas práticas) e Scrum (Framework) por exemplo. Ambos possuem inúmeros cases de sucesso no mundo,  comunidade forte, literatura abundante, certificações, cursos, muitos profissionais, respaldo acadêmico, etc.

Estas empresas estão focadas em fazer do jeito delas, sem preocupações com gestão. Ao lidarmos como desenvolvimento de software, que é algo extremamente complexo, as metodologias/frameworks ágeis combinam perfeitamente neste cenário. Agora, vamos expor como os métodos ágeis e o framework Scrum podem ajudar sua empresa a fazer gestão de projetos ou produtos complexos, com respaldo do mercado.

Não entraremos muito nos detalhes, mas explicaremos como resolver alguns problemas comuns no mundo do desenvolvimento de software através de Agile/Scrum.

1)Problemas de comunicação
No mundo ágil, nós valorizamos a comunicação e as pessoas, mais que processos e ferramentas. Desta forma incentivamos a comunicação intensa, com o objetivo de minimizar problemas. Por isso, que o Scrum, por exemplo, tem suas cerimônias(Planning, Daily Scrum, Review e Retrospectiva ), tudo isto para comunicar, inspecionar e corrigir problemas o mais cedo possível.

2) Envolvimento do cliente
No Scrum, existe a figura do Product Owner, que representa o dono produto(software) a ser criado, ele deve entender do mesmo, além de explicar o que precisa ser feito para o time de desenvolvimento. Desta forma, o product owner precisa ser disponível para o time.

3) Mudanças constantes nos requisitos
No mundo ágil, dizemos: Responder mudanças, mais que seguir um plano. Então, abraçamos as mudanças para entregar vantagem competitiva ao cliente.

Todos estes 3 itens acima, demandam quebra de paradigmas em relação ao modelo tradicional de trabalho, por isso é necessário mudar o mindset para trabalhar com ágil. O objetivo é entregar produto/projeto em escalas curtas de tempo(2 a 4 semanas), de maneira frequente, obter feedback, aprender, corrigir, evoluir e novo ciclo se inicia.

Valorizar as pessoas, a comunicação intensa, a colaboração, transparência e melhoria contínua, permitirá a entrega do produto e consequente satisfação do cliente, além de uma atmosfera mais agradável dentro da sua empresa.

É fácil? Claro que não.

Fernandes
Certified Scrum Master
SPH Sistemas
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