Por que escolher o Firemonkey?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Firemonkey é um Framework para desenvolvimento multiplataforma. Ele tem crescido na esteira da grande demanda por desenvolvimento de aplicativos mobile para diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

O desenvolvimento de aplicativos nativos sempre foi defendido como sendo a melhor opção para se extrair o melhor da experiência visual e gráfica do usuário. Em tese, os desenvolvedores teriam melhores condições de extrair o máximo de cada sistema operacional. Criando uma aplicação especificamente para um sistema nativo e por meio de sua SDK própria, é possível oferecer uma melhor experiência de usuário.

O desenvolvimento multiplataforma tem a grande vantagem de diminuir os custos e o tempo de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, com a utilização de frameworks avançadas como o Firemonkey, é possível obter uma experiência de usuário tão boa quanto a de aplicativos nativos.

Por que soluções Cross-Platform?

As soluções Cross-Platform tem se popularizado à medida que a qualidade da experiência de usuário aumenta para algo próximo dos aplicativos nativos. Da mesma forma permite o desenvolvimento para sistemas e dispositivos diferentes a partir de um mesmo código base.

Muitas ferramentas foram criadas para oferecer as vantagens do desenvolvimento multiplataforma. Em um mundo onde os smartphones e dispositivos móveis dominam cada vez mais o tráfego de dados, lançar seu aplicativo em várias plataformas é fundamental. As três principais são Windows Phone, iOS e Android. Por ser o sistema operacional mais popular para dispositivos móveis, o desenvolvimento Android é o que possui mais adeptos da criação de aplicações nativas.

As principais ferramentas cross-platform disponíveis hojes são:

Todas essas soluções oferecem a possibilidade de desenvolver aplicativos para Android, iOS e Windows Phone a partir de uma mesma base de código. Poupando tempo e cortando os custos de desenvolvimento praticamente por três.

A opção preferida por nós é o Firemonkey. Framework integrado da versão 10.2 do Delphi e que além de ser uma solução multiplataforma é a melhor ferramenta RAD (Rapid Application Development) do mercado. Diminuindo mais ainda o tempo de desenvolvimento.

Por que escolher o Firemonkey?

O Firemonkey foi introduzido no Delphi na versão XE2, lançada em 2011. À época, a novidade foi o incremento mais esperado por parte da comunidade de desenvolvedores Delphi.

O Firemonkey é um Framework desenvolvido pela Embarcadero, empresa responsável pelo Delphi. Seu objetivo é o desenvolvimento de aplicações com visual e parte gráfica de excelência e, ao mesmo tempo, multiplataforma. Aplicações que rodem tanto em Windows Phone como iOS e Android, além de MAC e Windows 10.
Caso o enfoque de sua empresa ou seu produto seja apenas o Windows, o Delphi possui a VCL – Visual Component Library.

As principais qualidades do Firemonkey são:

  • O FireMonkey é a tecnologia principal da nova geração de plataformas para desenvolvimento de aplicações do Delphi.
  • Genuinamente um framework de desenvolvimento multiplataforma
  • Consegue criar aplicações com visual e experiência de usuário tão bons quanto aplicações nativas.
  • O FireMonkey faz uso da GPU do dispositivo, o que possibilita o trabalho com gráficos avançados e efeitos de imagem de forma rápida e eficiente
  • Possui conectividade com os principais bancos de dados
  • Suporte completo por parte da Embarcadero e comunidade Delphi