O que saber sobre desenvolvimento de aplicativos

Tempo de leitura: 3 minutos

O desenvolvimento de aplicativos tem sido cada vez mais importante para empresas e profissionais em busca de destaque para seus serviços e produtos. A demanda por profissionais capacitados para desenvolver novos apps e mesmo pessoas buscando conhecimentos para criar aplicativos de celular por sua própria conta tem crescido bastante.

O que você precisa ter e fazer para começar a desenvolver um aplicativo mobile? Esse post vai mostrar quais as opções disponíveis para você começar a desenvolver seu próprio app. Algumas escolhas têm de ser feitas e caso você não seja um programador, será necessário aprender alguns conceitos de desenvolvimento de software. Mas não se preocupe, criar seu primeiro aplicativo não é coisa de outro mundo e aqui você vai descobrir como dar os primeiros passos.

Como começar a desenvolver um aplicativo

O primeiro passo e um dos mais importantes é definir para qual sistema operacional o seu app será desenvolvido. O sistema operacional mais popular é o Android, seguido pelo iOS da Apple e pelo Windows Phone. Cada sistema utiliza uma linguagem de programação diferente e também uma IDE (Integrated Development Environment) própria.

  • Desenvolvimento Android
    • Sistema mais popular
    • Desenvolvido pelo Google
    • Sistema baseado no Linux
    • Utiliza linguagem baseada no Java
  • iOS
    • Segundo mais popular
    • Desenvolvido pela Apple
    • Utiliza linguagem Objective C
  • Windows Phone
    • Terceiro mais popular
    • Desenvolvido pela Microsoft
    • Utiliza linguagem C#, também desenvolvida pela Microsoft

Uma vez escolhido para qual sistema você irá criar o seu aplicativo, você precisará do ambiente de desenvolvimento relativo ao sistema escolhido. Caso você tenha optado pelo desenvolvimento Android, terá de baixar e instalar o Android Studio, que já vem integrado com o Android SDK, que é o kit de desenvolvimento de software para Android e inclui toda documentação e bibliotecas que você vai utilizar em seu aplicativo.

Para sistemas iOS, você precisará baixar e instalar o iOS SDK, o kit de desenvolvimento de software da Apple. O mesmo acontece para o Windows phone, baixe e instale o Windows SDK para os seu computador.

Cada SDK possui uma documentação completa que você pode usar como referência para aprender a programar o seu aplicativo. A documentação oficial é a mais recomendada pois é a fonte primária de informações sobre cada SDK e sistema operacional.

Aqui não tem segredo, é botar a mão na massa e vasculhar a sua SDK e a internet para aprender a programar e criar o seu próprio aplicativo. Caso você esteja pensando como aprender a programar de um jeito mais fácil, nós recomendamos os cursos abaixo:

  • Cursos sobre desenvolvimento mobile no Coursera.
  • Cursos de desenvolvimento mobile no EDX.
  • Cursos de desenvolvimento mobile no Udacity.

A maioria dos cursos são gratuitos e você pode pagar caso deseje obter um certificado de conclusão do curso.

Como lançar o aplicativo?

Depois de feito o aplicativo o próximo passo é lançá-lo em uma loja de aplicativos. Cada sistema operacional possui a sua própria loja. Para o Android, seu app vai ser disponibilizado na Google Play Store. Para iOS seŕá disponibilizado na Apple Store, e para Windows phone seu app será lançada na Microsoft Store.

Para fazer o lançamento basta fazer o cadastro na loja e você já poderá disponibilizar o aplicativo por meio de sua conta. Algumas lojas não exigem nenhum tipo de pagamento, como a Google Play por exemplo, mas para lançar na Apple Store é necessário pagar uma taxa de US$ 99.00 anuais.

Essas são as ferramentas que você precisa ter em mãos para começar a desenvolver o seu próprio aplicativo. Desenvolvimento Android, iOS ou Windows Phone está ao alcance de todos e os cursos indicados são ótimas fontes de conteúdo sobre a programação dos aplicativos em si, além de conterem também outras dicas legais.

O principal na hora de desenvolver o seu aplicativo é ter tempo disponível e disposição para ler e aprender a programar a sua SDK escolhida. Quando estiver tudo pronto, basta lançar e divulgar sua aplicação!