O Milagre da Multiplataforma Firemonkey

Tempo de leitura: 3 minutos

O desenvolvimento multiplataforma tem se tornado cada vez mais importante. O Firemonkey, é uma plataforma de desenvolvimento que vai muito além de apenas ser um compilador para vários sistemas diferentes.

Muito mais do que poder compilar um mesmo código para diversos sistemas operacionais como Android, iOS e Windows Phone. O Firemonkey possui uma série de facilidades e inteligência embutida. A Ferramenta permite com que o aplicativo desenvolvido tenha uma experiência de usuário tal qual um aplicativo nativo. 

A multiplataforma e a experiência de usuário

Imagine que você seja um usuário Android. Sempre que você utiliza a câmera de seu smartphone, um ícone padrão é mostrado identificando onde clicar para tirar a foto. Além de todo o layout que você já está acostumado da câmera Android. Agora, imagine que você tenha um iPhone. Os ícones e o layout da câmera do iOS é diferente, isto é, ela possui um Looking feel diferente do Android ao qual os usuários iOS já estão acostumados.

O Firemonkey possui a capacidade de, sem ter que escrever nenhum código específico, gerar o Looking feel próprio de cada sistema operacional. Ou seja, utilizando os mesmos componentes visuais no Firemonkey, a sua aplicação final poderá ter a experiência de usuário própria de um Android, de um iOS, ou qualquer sistema operacional ou equipamento para o qual você esteja desenvolvendo (que seja compatível com o Firemonkey).

Vamos ver um exemplo de como o Firemonkey permite criar Looking Feels próprios de cada sistema operacional ainda antes de compilar e gerar a aplicação.

Selecionando o Style de seu sistema operacional no Firemonkey

Vamos fazer um exemplo para mostrar como o Firemonkey já cria as interfaces com Looking feel próprio de cada sistema operacional, seja ele Android, iOS, Windows phone ou outros compatível com o Framework.

Vamos abrir uma nova aplicação (multi-device application) e inserir um TabControl, conforme a figura 1, e adicionar quatro abas vazias. Apenas para exemplificar como o Firemonkey permite visualizar a aplicação com visual nativo ainda em tempo de desenvolvimento.

o milagre da multiplataformaFigura 1:  Tabcontrol em uma aplicação Firemonkey com 4 abas

 Para saber como essa aplicação seria visualizada em OS X, por exemplo, podemos selecionar esse sistema na aba “Style”, no canto superior direito da tela, como mostrado na figura 2. Depois de selecionar o Style basta compilar e rodar a aplicação. O Looking Feel da aplicação será o do sistema operacional selecionado, no caso, OS X.

o milagre da multiplataforma-Imagem2Figura 2:  Selecionando Style iOSX

 Na figura 3 você pode ver como fica o Looking Feel do OS X, com as abas localizadas na parte de baixo. Na figura 4 temos o Looking Feel do android, com as abas localizadas na parte de cima da janela.

 o milagre da multiplataforma-Imagem3Figura 3: Looking Feel do OSX no Firemonkey

 Repare que alterar o Style da aplicação é diferente de mudar o target para o qual a aplicação será compilada. O Style permite apenas visualizar como seria o Looking Feel específico de um sistema operacional para aquela aplicação. Na hora de compilar, o target também tem que estar selecionado de forma coerente com o sistema operacional para o qual sua aplicação está destinada.

o milagre da multiplataforma-Imagem4Figura 4: Looking Feel do Android no Firemonkey

 Muito além de um multi-compilador

 Essa capacidade de muito além de compilar para plataformas diferentes e poder também implementar o Style nativo do sistema operacional é um dos grandes diferenciais do Firemonkey. E isso tudo sem escrever uma única linha de código, apenas utilizando os componentes visuais do Firemonkey e selecionando o Style desejado para a sua aplicação!

Agora que você sabe como selecionar o Looking Feel de sua aplicação para o sistema operacional que você deseja programar, seu desenvolvimento mobile multiplataforma ganhou um ótimo recurso para criar experiências de usuário nativas. Assista à videoaula correspondente a esse texto e comece a criar seu aplicativo multiplataforma hoje mesmo!

  • Luiz Claudio Cleto

    Olá. Por favor. Se vc puder me dá essa resposta vou lhe agradecer muito. eu ainda não me adaptei ao Multi-device. Ainda estou na forma VCL. Eu quero colocar dados de uma tabela direto no formulário como eu fazia na VCL, mas não consigo. Será porque? Vc pode me ajudar, ou me indicar algum livro ou apostila para mim saber mais.
    Muito obrigado. Luiz!
    luizccleto@gmail.com