Desenvolvimento Mobile Cross Platform

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o acelerado crescimento do número de usuários de smartphones e o aumento cada vez maior e sustentado do tráfego de dados por meio de redes móveis, o desenvolvimento de aplicativos tem sido essencial tanto para a estratégia corporativa de grandes empresas como em âmbito acadêmico e até mesmo pessoal.

Na hora de desenvolver um aplicativo existem algumas opções, cada qual com vantagens e desvantagens. O desenvolvimento nativo, isto é, fazer uma versão do aplicativo para cada sistema operacional, o desenvolvimento mobile cross platform e o desenvolvimento Web Mobile são as três alternativas que uma equipe de desenvolvimento mobile possui na hora de criar uma nova aplicação.

Nesse post vamos abordar como o desenvolvimento mobile cross platform resulta em uma diminuição de custos significativa e apresentar as principais ferramentas do mercado.

Desenvolvimento Mobile Cross Platform x Nativo

O desenvolvimento nativo é quando uma mesma equipe desenvolve uma versão diferente de um aplicativo para cada sistema operacional no qual o app será disponibilizado. Algumas vezes equipes diferentes também são colocadas para desenvolver os apps ao mesmo tempo. A princípio, a vantagem dessa abordagem é poder extrair o máximo da experiência do usuário por meio do desenvolvimento nas SDKs nativas de cada sistema operacional.

Do ponto de vista da experiência de usuário, os defensores do desenvolvimento puramente nativo argumentam que utilizando os recursos e SDKs próprias de cada sistema operacional os desenvolvedores conseguem implementar o experiência de melhor qualidade.

No entanto, essa abordagem possui um grande problema. Como você pode ter imaginado, o custo de se desenvolver versões nativas para cada sistema operacional é muito maior do que desenvolver apenas uma vez utilizando uma ferramenta cross platform.

Atualmente são três sistemas operacionais que dominam o mercado de smartphones: Android, iOS e Windows Phone. Ter de fazer uma versão de seu aplicativo para cada um desses sistemas multiplica o custo de desenvolvimento praticamente por três, haja visto que sua equipe terá de desenvolver três aplicativos diferentes (ou três equipes desenvolverão cada versão ao mesmo tempo).

Pensando em minimizar esse custo e otimizar o processo de desenvolvimento mobile, o desenvolvimento mobile cross platform tem crescido e proporcionado processos mais eficientes para atender aos públicos que utilizam sistemas diferentes, desde Android até o Windows phone.

Desenvolvimento Cross-Platform – Vantagens e opções no mercado

O desenvolvimento mobile cross platform nada mais é do que a criação de um aplicativo por meio de um único desenvolvimento mas que vai ser usado para várias plataformas. De maneira geral, essa abordagem é possível graças a utilização da linguagem HTML5 e do CSS, em que a parte visual do app é desenvolvida para posteriormente serem aplicadas a um browser do SDK  nativo de cada sistema operacional.

Optar pelo desenvolvimento mobile cross platform tem a grande vantagem de cortar o custo de desenvolvimento praticamente por três (caso a aplicativo seja desenvolvido para Android, iOS e Windows Phone), haja visto que apenas um desenvolvedor ou equipe implementará o programa para os três sistemas.

As principais ferramentas para desenvolvimento cross platform

Várias ferramentas foram desenvolvidas para o desenvolvimento multi plataforma. Aqui nós selecionamos alguns dos melhores para você.

1- FireMonkey

O FireMonkey é de longe o nosso preferido. O FireMonkey é uma ferramenta desenvolvida pela Embarcadero que permite o desenvolvimento de aplicações focadas em um visual rico e que seja multiplataforma. É uma excelente opção para criar aplicativos para diversas plataformas a partir da mesma base de código. Além de ser compatível com os três principais sistemas operacionais mobile, o FireMonkey permite desenvolver interfaces gráficas muito ricas e com ótima experiência de usuário.

2 – MoSync

O MoSync é outra ferramenta popular para desenvolvimento multiplataforma. Permite importar códigos nativos sem muitos problemas e é compatível com todos os principais sistemas em uso atualmente.

3 – Motorola Rhomobile

Essa opção foi desenvolvida em Ruby e é uma IDE para desenvolvimento multiplataforma compatível com a Windows Mobile, Symbian, Android, iOS e RIM. Conheça mais aqui.

4 – Whoop

O Whoop é conhecido por ser um sistema direcionado a iniciantes e pessoas buscando fazer seus aplicativos de primeira viagem. É simples e intuitivo mas não tem tantos recursos quanto os concorrentes.

5 – PhoneGap

O PhoneGap é uma plataforma de desenvolvimento que permite criar aplicativos para Android, Symbian, Palm, Blackberry, iPhone e iPads. Uma vantagem dessa ferramenta é que a empresa desenvolvedora fornece treinamento e cursos gratuitos, além da documentação de suporte tradicional.

Além desses destaques, nós pontuamos ainda as seguintes ferramentas:

O desenvolvimento mobile cross platform certamente é uma forte opção a ser considerada caso os custos de desenvolvimento sejam um fator importante na sua empresa ou equipe. As ferramentas aqui indicadas apontam para esse caminho e com certeza vão poupar tempo e dinheiro para a criação de seu aplicativo.