Boas Práticas e POO

Sem dúvida alguma aplicar Boas Práticas e POO no dia – a – dia de desenvolvimento trás no médio prazo benefícios sem comparações. Nesta seção você encontrará dicas e tutoriais de como aumentar a qualidade de nossos códigos com ações simples de que agregam muito valor aos nossos sistemas.

Padrões de Projeto em Delphi, é realmente possível?

Padrões de Projeto em Delphi, é realmente possível?

3 minutos Neste artigo eu vou dar início a uma série de artigos sobre padrões de projeto. Este tema é pouco discutido no meio dos desenvolvedores Delphi e acredito que isso tem um motivo muito claro. Como o grande benefício do Delphi é ser RAD muitos desenvolvedores acabam por se acomodar. Padrões de projeto então,  não figura entre suas prioridades. Sei que não é o seu caso, correto? Antes de mais nada é importante conhecermos como surgiram os padrões de projeto. Na década 70 Continue lendo

Sobrecarga (Overload) com aninhamento

Sobrecarga (Overload) com aninhamento

menos de 1 minuto Enfim chegamos ao final deste curso de fundamentos da Orientação a Objetos com Delphi. Faço votos que estes 10 aulas possam ter contribuído de fato e de verdade com seu aprendizado, o curso acabou mas você não precisa parar por ai. Deixe seu comentário com sua dúvida aqui no vídeo que terei enorme prazer em lhe responder. Nesta última aula sobre orientação a objetos vamos seguir no assunto de sobrecarga de métodos mostrando na prático como este recurso pode nos facilitar Continue lendo

Class/Record Helpers. Ato Final.

Class/Record Helpers. Ato Final.

6 minutos E ae brutaiada? Vou começar essa terceira, e tomara que última, parte falando duas coisas que eu não mencionei nos posts anteriores. Com class\record helpers é possível alterar os valores ou propriedades do objeto. Até agora todos os exemplos que eu dei simplesmente retornavam valores. Outra coisa é que não é possível ter dois helpers ativos para a mesma classe, logo vocês vão entender a importância dessas duas informações. Fazendo um revival rápido nos posts anteriores da série, vimos como criar um helper Continue lendo

Sobrecarga (Overload)

Sobrecarga (Overload)

menos de 1 minuto Falar de programação orientada a objetos e não falar de sobrecarga de métodos é como ir a Roma e não ver o Papa, por isso nesta nona aula vamos abortar esse que é um dos assuntos que mais geram dúvidas quando nos referimos a orientação a objetos. Poder sobrecarregar nossos métodos evita obrigar aos que utilizam nossas classes a ter que realizar por exemplos conversões de tipo, isso aumenta a flexibilidade do uso dos recursos que dispomos em nossos objetos. Continue lendo

Classes Amigas

Classes Amigas

menos de 1 minuto Na aula anterior do nosso curso de orientação a objetos vimos o que são e como funcionam os escopos de visibilidade porém se tratando do Delphi é importante aprofundar o assunto e falar de um conceito pouco conhecido, as chamadas Classes Amigas. Nesta oitava aula vamos aprender sobre dois novos escopos de visibilidade: strict private e strict protected que servem justamente para restringir ainda mais o escopo de visibilidade das atributos e tratar a, digamos falha, que o scopo private Continue lendo

Escopo

Escopo

menos de 1 minuto Já que na última aula do curso de orientação a objetos falamos de encapsulamento precisamos entender melhor o conceito de escopo de visibilidade já que a encapsulamento só é possível graças a estes escopos. Na sétima aula do nosso curso de orientação vemos ver quais são e para que servem cada um dos escopos de visibilidade presentes no Delphi e como utilizar corretamente cada um deles em nossos projetos. Curta a nossa página no Facebook: http://fb.com/blogrodrigomourao Inscreva-se no nosso canal, Continue lendo

Construtores e Destrutores

Construtores e Destrutores

menos de 1 minuto Como vimos na aula 2 do nosso curso de orientação a objetos, essa forma de programar está apioada nos conceitos de classes e objetos. Para que possamos “dar vida” as nossas classes e transformá-las em objetos que podem ser manipulados na memória temos que usar um recurso importante dentro da orientação a objetos: o construtor. Nesta sexta aula veremos o que é e para que serve os construtores de objetos e como eles são implementados no Delphi, além disso também Continue lendo

Polimorfismo

Polimorfismo

menos de 1 minuto Polimorfismo significa “muitas formas”, na prática é a capacidade que um mesmo método tem de se comportar de maneiras diferentes dependendo da classe de onde ele foi invocado. Esse é um recurso importantíssimo na orientação a objetos no que diz respeito ao reaproveitamento de códigos uma vez que com ele podemos criar rotina que se “adaptam” a situação ao qual estão inseridas. Nesta quinta aula vamos ver como o polimorfismo é implementado no Delphi. Curta a nossa página no Facebook: Continue lendo

Encapsulamento

Encapsulamento

menos de 1 minuto Encapsulamento está na lista dos 4 pilares principais da orientação a objetos, junto com a herança, a abstração e o polimorfismo. Encapsular significa proteger e na orientação a objetos essa proteção está diretamente ligada aos valores que nossos objetos guardam em suas propriedades. Na quarta aula do nosso curso de orientação a objetos nosso foco será entender o conceito de encapsulamento e como o Delphi facilita nossa vida ao implementar automaticamente os métodos de escrita e leitura dos atributos. Curta Continue lendo

Herança

Herança

menos de 1 minuto Sem dúvida alguma a característica mais conhecida da orientação a objetos é a Herança. A Herança permite que classes possam incorporar dados e comportamentos de classes ancestrais garantindo assim o reaproveitamento de código de uma maneira eficiente. Nesta terceira aula do nosso curso de orientação a objetos veremos na prática como implementar a herança em nossas classes criando assim estruturas maiores de objetos de forma organizada. Mas não se engane, herança não é o fim, é apenas o meio e Continue lendo

Classes e Objetos

Classes e Objetos

menos de 1 minuto A base da orientação a objetos são, pasmem, os objetos. Mas objetos na verdade são apenas instâncias de classes, classes estas que definem o que os objetos poderão ser. Nesta segunda aula do nosso curso de orientação a objetos nós aprofundaremos nossos estudos entendendo como essa dupla (classe e objeto) fazem toda mágica acontecer. Curta a nossa página no Facebook: http://fb.com/blogrodrigomourao Inscreva-se no nosso canal, dê um like no vídeo e compartilhe este vídeo nas redes sociais https://youtu.be/4ELhKeI8gno

Abstração

Abstração

menos de 1 minuto A abstração é um dos pilares da orientação a objetos e por se tratar de um conceito, algo que não é concretamente implementável, esse pilar da orientação a objetos é algo um tanto obscuro para muitos desenvolvedores.  Nesta primeira aula do nosso curso de orientação a objetos nós nos propomos a entender o que é de fato este conceito empregando a simplicidade que lhe é peculiar. Curta a nossa página no Facebook: http://fb.com/blogrodrigomourao Inscreva-se no nosso canal, dê um like Continue lendo

Padrões de Projetos, por onde começar?

Padrões de Projetos, por onde começar?

4 minutos Estamos em uma série de artigos falando sobre padrão de projetos e como aplicá-los utilizando o Delphi. Como vimos na introdução ao histórico de padrões de projetos descrito no artigo anterior, o GOF (Gang of Four) catalogou 23 padrões de projetos.  Fora estes, existem outros padrões de projetos documentados por outros profissionais, associações e empresas.  Dentro dos 23 padrões de projetos do GOF temos aqueles que são mais utilizados em projetos no dia-a-dia, entre eles podemos citar:  Singleton, Factory, Abstract Factory, Composite, Continue lendo