Cross Platform? Venha para o Delphi. Seja Firemonkey!

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá galera da comunidade DELPHI. Meu nome é Leonardo Cardoso, graduado em Sistemas de Informação pela “UNIFIMES” da Cidade de Mineiros-GO, trabalho com desenvolvimento DELPHI há alguns anos. Quando conheci o DELPHI foi amor à primeira vista, a partir daí fui estudando e aprimorando meu conhecimento, e percebendo quanto benefício e agilidade essa ferramenta poderia me proporcionar, e isso só fez aumentar meu interesse.

Sempre quis desenvolver uma aplicação onde eu poderia compilar para todas ou quase todas as plataformas existentes no mercado. E adivinha quem me auxiliou nesse sonho? DELPHI é claro!

Você deve estar se perguntandoCross Platform?! Firemonkey?!  

firemonkey

Cross Platform, basicamente é quando sua aplicação é capaz de ser compilada para mais de uma plataform, no caso do DELPHI em Windows, Mac(OS X), iOS e Android. Futuramente para Linux.

Em minha jornada de estudos conheci o Firemonkey. Considero atualmente o Firemonkey como a principal tecnologia de desenvolvimento Cross Platform. Quero que vocês entendam o quanto de benefícios e agilidade essa tecnologia pode nos proporcionar. Um grande exemplo de tudo isso é que o Firemonkey tem como seu foco principal desenvolver aplicações com visuais atraentes,desenvolver aplicativos com efeitos e animações fantásticas tendo uma melhor interação com usuários e programadores, e o melhor de tudo, alta performance em tornar suas aplicações compatíveis em vários ambientes.

Firemonkey com uso da GPU?!

Algo que me chamou a atenção em relação ao Firemonkey foi seu uso da GPU do hardware. GPU é a unidade de processamento gráfica da máquina, onde seu uso com Firemonkey possibilita o trabalho gráfico HD, 3D, efeitos de imagem e animações. Com tudo, só é possível ter esses detalhes gráficos graças ao uso da GPU.

Como posso aprender Firemonkey?

Atualmente existem muitos cursos e conteúdos na internet. Aconselho de fato encontrar algo de qualidade em cursos adequado.Se dedique ao máximo, pois aprender de fato sobre uma nova tecnologia depende de muita dedicação e disciplina. Por fim, aqueles que realmente desejam desenvolver aplicações cross platform, esse é o caminho. Venha para o Delphi. Seja Firemonkey!

Abraços e até o próximo artigo!

 

  • Richard Slater

    Sou apaixonado pelo delphi só fico meio decepcionado com o fato de que os app gerados para android ainda são muito lentos com relação a outras tecnologias como o visual studio por exemplo, mas ainda assim o delphi é e sempre será meu favorito <3

    • Leonardo Cardoso

      Como Rodrigo Mourão disse logo a baixo, Na verdade isso se deve ao fato de estarmos fazendo uma compilação nativa. Como estamos escrevendo em linguagem Delphi tem alguns processo a mais na compilação para gerar o binário (apk).

  • queria uma indicação de curso amigo..

  • Wdson Santiago

    Bom dia! A compilação pra Android é muito lenta. Tem alguma forma de melhorar isso? Se for máquina, qual configuração você recomendaria? i5, i7? 8GB, 16GB?

    • Na verdade isso se deve ao fato de estarmos fazendo uma compilação nativa. Como estamos escrevendo em linguagem Delphi tem alguns processo a mais na compilação para gerar o binário (apk).

      • Wdson Santiago

        Nesse caso qual seria uma boa configuração de PC pra ter uma tempo menor de compilação.

        • Veja, não só em relação a compilação mas em relação a tudo em um PC um disco SSD e sempre recomendado. Há 3 anos adicionei um disco SSD no meu PC e não quero outra vida. Mas novamente, o processo de compilação para mobile é naturalmente mais demorado, ok? Seja android ou iOS.