Como desenvolver um aplicativo sem saber programar

Tempo de leitura: 4 minutos

É possível desenvolver um aplicativo sem saber programar? Essa é uma excelente questão. O desenvolvimento Android e iOS são as duas principais frentes para criação de novos aplicativos para celular. Além de serem os dois sistemas mais populares, são os que possuem a mais vasta documentação na internet e são discutidos em fóruns e sites de forma muito intensa.

Como você talvez saiba, o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS é feito pela SDK específica de cada um desses sistemas. A SDK (Software development Kit) é o kit de software com todos os pacotes, bibliotecas e documentação necessária para um desenvolvedor criar um novo aplicativo.

Para além das SDKs tradicionais, têm surgido no mercado algumas ferramentas para leigos e iniciantes no mundo da programação que dispensam a necessidade de grandes conhecimentos na área de desenvolvimento de software. Vamos falar um pouco dessas novas ferramentas e também sobre como começar a desenvolver aplicativos para celular.

As SDKs e o desenvolvimento mobile

O caminho natural para quem quer começar a desenvolver novos apps é instalar a SDK do sistema operacional para o qual o aplicativo será direcionado. Assim, caso você esteja pensando em criar uma nova aplicação para Android, terá de entrar no site oficial e baixar/instalar a SDK de desenvolvimento Android.

O mesmo acontece para iOS, o sistema operacional usado nos dispositivos Apple. A iOS SDK pode ser baixada/instalada aqui e é o primeiro passo para criar aplicativos para iPhones e outros equipamentos da Apple.

Para outros sistemas menos populares, como o Windows Phone e Blackberry, o caminho é o mesmo. Todo o processo de criação dos aplicativos para celular é feito na IDE (Integrated Development Environment) disponibilizada pelas empresas que desenvolveram os sistemas operacionais.

Muitas pessoas não têm o conhecimento de programação e design necessário para fazer um aplicativo. E também é muito comum não ter tempo sobrando para poder estudar e aprender tudo do zero. Pensando nisso algumas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar essas pessoas a criar aplicativos de forma fácil e sem ter de aprender a programar.

Opções fáceis para desenvolver um aplicativo

Uma das opções para quem não quer se debruçar sobre conteúdos de programação e design (apesar de que nós fortemente recomendamos que você aprenda a programar), as ferramentas abaixo são ótimas opções e podem acelerar a entrada do seu aplicativo nas lojas da Apple e do Google.

1 – Fábrica de aplicativos

A ferramenta Fábrica de Aplicativos é uma plataforma que permite ao usuário desenvolver aplicativos em HTML5 sem que o usuário saiba programar. O HTML5 é compatível com sistemas Android e iOS, e para criar o aplicativo a plataforma disponibiliza uma espécie de construtor de apps que permite ao usuário montar o aplicativo de forma manual, apenas escolhendo as opções da ferramenta, sem a necessidade de escrever uma linha de código sequer.

A ferramenta fez seu debut em 2011 e é apoiada por nomes importantes do empreendedorismo no Brasil, como Endeavor e Catraca Livre. Conheça!

2 – Invision

Essa ferramenta nada mais é do que um site que permite ao usuário criar sistemas mobile por meio de recursos visuais e interativos, sem a necessidade de programar. Além de possuir diversos templates pré-definidos que facilitam a vida de quem está criando o aplicativo, o site possui cadastro gratuito e permite a realização de testes com o sistema criado. Conheça aqui essa ferramenta.

3 – Marvel

O Marvel é uma ferramenta online voltada para prototipação de aplicativos. É necessário ter uma conta no Google Drive ou no Dropbox. A ferramenta funciona de forma simples, totalmente na nuvem e baseada em funcionalidades do tipo “drag and drop”.

4 – Mobile Roadie

A Mobile Roadie foi desenvolvida em 2009 e mais de 500 aplicativos já foram criados por meio dela. Na mesma linha dos demais, o sistema permite criar aplicativos de forma simples, intuitiva e visual. Os aplicativos criados são compatíveis com Android e iOS e a ferramenta conta com um ótimo suporte para aprendizado.

As SDKs e o aprendizado de programação para desenvolvimento Android e iOS continuam a ser o mais recomendado por nós. Afinal, como Steve Jobs disse: “Todos deveriam aprender a programar, pois isso ensina as pessoas a pensar”. Mas com a grande demanda e cada vez maior importante que o desenvolvimento mobile tem alcançado, as opções que você conheceu aqui podem ser ótimas ferramentas para facilitar e acelerar o lançamento de seu aplicativo.

E aí? Conhecia essas plataformas de desenvolvimento de aplicativos? Sabe de alguma outra opção? Comente abaixo como foi sua experiência com essas ferramentas.