Como desenvolver um aplicativo sem saber programar

Tempo de leitura: 4 minutos

É possível desenvolver um aplicativo sem saber programar? Essa é uma excelente questão. O desenvolvimento Android e iOS são as duas principais frentes para criação de novos aplicativos para celular. Além de serem os dois sistemas mais populares, são os que possuem a mais vasta documentação na internet e são discutidos em fóruns e sites de forma muito intensa.

Como você talvez saiba, o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS é feito pela SDK específica de cada um desses sistemas. A SDK (Software development Kit) é o kit de software com todos os pacotes, bibliotecas e documentação necessária para um desenvolvedor criar um novo aplicativo.

Para além das SDKs tradicionais, têm surgido no mercado algumas ferramentas para leigos e iniciantes no mundo da programação que dispensam a necessidade de grandes conhecimentos na área de desenvolvimento de software. Vamos falar um pouco dessas novas ferramentas e também sobre como começar a desenvolver aplicativos para celular.

As SDKs e o desenvolvimento mobile

O caminho natural para quem quer começar a desenvolver novos apps é instalar a SDK do sistema operacional para o qual o aplicativo será direcionado. Assim, caso você esteja pensando em criar uma nova aplicação para Android, terá de entrar no site oficial e baixar/instalar a SDK de desenvolvimento Android.

O mesmo acontece para iOS, o sistema operacional usado nos dispositivos Apple. A iOS SDK pode ser baixada/instalada aqui e é o primeiro passo para criar aplicativos para iPhones e outros equipamentos da Apple.

Para outros sistemas menos populares, como o Windows Phone e Blackberry, o caminho é o mesmo. Todo o processo de criação dos aplicativos para celular é feito na IDE (Integrated Development Environment) disponibilizada pelas empresas que desenvolveram os sistemas operacionais.

Muitas pessoas não têm o conhecimento de programação e design necessário para fazer um aplicativo. E também é muito comum não ter tempo sobrando para poder estudar e aprender tudo do zero. Pensando nisso algumas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar essas pessoas a criar aplicativos de forma fácil e sem ter de aprender a programar.

Opções fáceis para desenvolver um aplicativo

Uma das opções para quem não quer se debruçar sobre conteúdos de programação e design (apesar de que nós fortemente recomendamos que você aprenda a programar), as ferramentas abaixo são ótimas opções e podem acelerar a entrada do seu aplicativo nas lojas da Apple e do Google.

1 – Fábrica de aplicativos

A ferramenta Fábrica de Aplicativos é uma plataforma que permite ao usuário desenvolver aplicativos em HTML5 sem que o usuário saiba programar. O HTML5 é compatível com sistemas Android e iOS, e para criar o aplicativo a plataforma disponibiliza uma espécie de construtor de apps que permite ao usuário montar o aplicativo de forma manual, apenas escolhendo as opções da ferramenta, sem a necessidade de escrever uma linha de código sequer.

A ferramenta fez seu debut em 2011 e é apoiada por nomes importantes do empreendedorismo no Brasil, como Endeavor e Catraca Livre. Conheça!

2 – Invision

Essa ferramenta nada mais é do que um site que permite ao usuário criar sistemas mobile por meio de recursos visuais e interativos, sem a necessidade de programar. Além de possuir diversos templates pré-definidos que facilitam a vida de quem está criando o aplicativo, o site possui cadastro gratuito e permite a realização de testes com o sistema criado. Conheça aqui essa ferramenta.

3 – Marvel

O Marvel é uma ferramenta online voltada para prototipação de aplicativos. É necessário ter uma conta no Google Drive ou no Dropbox. A ferramenta funciona de forma simples, totalmente na nuvem e baseada em funcionalidades do tipo “drag and drop”.

4 – Mobile Roadie

A Mobile Roadie foi desenvolvida em 2009 e mais de 500 aplicativos já foram criados por meio dela. Na mesma linha dos demais, o sistema permite criar aplicativos de forma simples, intuitiva e visual. Os aplicativos criados são compatíveis com Android e iOS e a ferramenta conta com um ótimo suporte para aprendizado.

As SDKs e o aprendizado de programação para desenvolvimento Android e iOS continuam a ser o mais recomendado por nós. Afinal, como Steve Jobs disse: “Todos deveriam aprender a programar, pois isso ensina as pessoas a pensar”. Mas com a grande demanda e cada vez maior importante que o desenvolvimento mobile tem alcançado, as opções que você conheceu aqui podem ser ótimas ferramentas para facilitar e acelerar o lançamento de seu aplicativo.

E aí? Conhecia essas plataformas de desenvolvimento de aplicativos? Sabe de alguma outra opção? Comente abaixo como foi sua experiência com essas ferramentas.

  • Pedro Paulo da Silva

    Boa noite. Gostei muito do artigo e da apresentação das ferramentas, embora minha paixão seja desenvolver para desktop, mas penso eu na minha pequenez, que tais ferramentas nos deixam mais preguiçosos e também menos criativos, nos tornando reféns delas. Um abraço e um bom início de semana!

    • Olá Pedro, tudo é uma questão de ponto de vista. Eu fico pensando que há 30 anos atrás os programadores de linguagens como COBOL diziam o mesmo para essas “novas” linguagens que surgiam. Eles deveriam achar o mesmo, que os compiladores e linguagens de alto nível deixariam os programadores preguiçosos.

      Eu até acho que eles (caso pensassem assim) não estavam de todo errado. Acredito que temos que avaliar todas as possibilidades e ficar atento aos movimentos do mercado.

      • Pedro Paulo da Silva

        Me desculpe, Rodrigo, pelo comentário cheio de teias de aranha, retrógrado, mas acho legal, empolgante, entusiasmante fazer um programa na “unha”, (coisa velha), foi só um comentário. Sei que ali na frente outras ferramentas, além das que tu colocaste no artigo, vão surgir para facilitar e dar um ganho de tempo com mais chances de sucesso no resultado final. Como é bom interagir!

        • Que nada Pedro, eu entendi o comentário e achei bastante pertinente. E também concordo. Gosto de ter controle sobre o que faço.

          Abraços

    • Aloisio Da Silva Santos

      Se não estou enganado foi Bill Gates que disse que costuma dar tarefas bem complexas para funcionários preguiçosos, pois eles sempre encontrarão a forma mais fácil de executá-la. No final das contas o que interessa é isso. Praticidade seja para o desenvolvedor, seja para o usuário. Pedro, pelo que vejo sou do teu time. Agora, depois de anos desenvolvendo para Desktop, estou me rendendo ao desenvolvimento mobile. Quer queiramos ou não é uma realidade que está batendo às nossas portas irritadiças. Se ficarmos parados a concorrência nos joga mais pra trás. Abraço.